Polivitamínico Biomulti: o melhor aliado contra gripe e resfriados

Estamos no período do inverno brasileiro, nesta época de tempo seco e frio é muito comum ficarmos em lugares fechados e aglomerados. Essa combinação pode deixar a imunidade do organismo mais baixa e facilitar o contágio de doenças pelas vias respiratórias como gripes e resfriados.

Mas como não se tornar mais uma vítima dessas doenças tão comuns no inverno? A resposta é simples: fortalecendo a imunidade.

E como fazer isso? Consumindo diariamente suplementos nutricionais polivitamínicos como o Biomulti.

O Biomulti é um suplemento vitamínico e mineral com uma combinação de vitaminas essenciais para o fortalecimento da imunidade do corpo humano, tornando-se assim o melhor aliado contra gripes e resfriados para a sua saúde.

A ingestão de um comprimido fornece 100% da dose diária recomendada destas vitaminas e minerais para adultos, segundo a RDC nº 269/05.

Veja a seguir todos os elementos vitamínicos e minerais que compõem o Biomulti e a função de cada um deles para a saúde de seu organismo:

Vitamina C

Também chamada de ácido ascórbico, classificada no grupo das vitaminas hidrossolúveis, a vitamina C desempenha importante função na manutenção do tecido conjuntivo, fortalece o sistema imunológico contra processos infecciosos, atua como poderoso antioxidante, facilita a absorção de ferro, colabora com a síntese de alguns aminoácidos e também confere resistência aos ossos e dentes.

Vitamina E

Vitamina E é o nome utilizado para nomear oito compostos diferentes que pertencem a dois grupos: o tocol e o tocotrienol.

A vitamina E tem como função principal e mais conhecida a ação antioxidante, sendo o α-tocoferol o mais potente nesse quesito. Ela é importante no retardo do envelhecimento e até mesmo na prevenção de doenças sérias, como câncer, problemas cardiovasculares, diabetes, catarata e Parkinson. Também está relacionada com a diminuição de adesão plaquetária, proteção das hemácias contra a hemólise (destruição dessas células) e síntese de prostaglandinas.

Zinco

O zinco é um mineral necessário para o funcionamento adequado do sistema imunológico. O organismo não produz zinco, por isso são necessárias fontes externas para seu suprimento.

O zinco é um componente essencial do sítio ativo de muitas enzimas e desempenha uma função essencial em centenas de processos corporais. Esse mineral é necessário até mesmo para o funcionamento adequado do sistema imunológico, o zinco pode até ajudar no tratamento de doenças mais graves como a AIDS, e ainda artrite reumatoide, lúpus, fibromialgia e, possivelmente, esclerose múltipla.

A falta de zinco acarreta sintomas como atraso no crescimento celular, diarreia crônica, atraso da maturidade sexual, pouco apetite e deficiência do sistema autoimune.

Ácido Pantotênico

O ácido pantotênico, também chamado de vitamina B5, é importante para uma variedade de atividades biológicas, incluindo a produção de energia, a síntese de proteínas e gorduras, e é necessário por muitos tipos diferentes de células da pele para a regeneração e crescimento adequado.

O corpo humano precisa de vitamina B5 para quebrar as proteínas, gorduras e hidratos de carbono a partir dos alimentos que comemos, a fim de que o nosso corpo possa usá-los como fonte de energia e reconstrução dos tecidos, músculos e órgãos.

A vitamina B5 também atua na conversão de nutrientes dos alimentos em energia, no equilíbrio de açúcar no sangue, na redução do colesterol ruim, na redução da pressão arterial, na prevenção de danos nos nervos, prevenção de dores e prevenção de insuficiência cardíaca.

O ácido pantotênico também aumenta significativamente os níveis de glutationa nas células, o qual atua como um potente antioxidante na pele. O aumento dos níveis de glutationa protege contra danos oxidativo das membranas celulares, reduzindo os efeitos dos danos causados pelo sol, poluentes e outros agressores da pele. Isso pode ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento, prevenir rugas e até mesmo defender contra o câncer de pele.

Vitamina B2

A vitamina B2, também chamada de riboflavina, é importante para o organismo porque participa de funções como estimular a produção de sangue e a manter o metabolismo adequado.

O consumo adequado de vitamina B2 é importante porque ela desempenha as seguintes funções no organismo: participa da produção de energia no corpo; favorece o crescimento e desenvolvimento, especialmente durante a infância; atua como antioxidantes, prevenindo doenças como câncer e aterosclerose; mantém a saúde das hemácias do sangue, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo; mantém a saúde dos olhos e previne catarata; mantém a saúde da pele e da boca; mantém o bom funcionamento do sistema nervoso; diminui a frequência e a intensidade das enxaquecas.

Vitamina B6

A vitamina B6, também chamada de piridoxina, desempenha funções no organismo como manter o metabolismo e a produção de energia adequada, proteger os neurônios e produzir neurotransmissores, substâncias importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Consumir adequadamente vitamina B6 é importante para a saúde porque participa da produção de energia no organismo; ajuda na produção de neurotransmissores, substâncias importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso; melhora o sistema imune; previne anemia, por estimular a produção de hemácias, as células que carregam oxigênio no sangue; previne doenças cardíacas; previne enjoos matinais durante a gravidez; ajuda a prevenir doenças nos olhos e perda de visão; previne depressão; ajuda a aliviar os sintomas da TPM e ajuda a aliviar os sintomas da síndrome do túnel do carpo e de artrite reumatoide, por diminuir a inflamação.

Vitamina B1

A Tiamina (vitamina B1) é classificada como uma das vitaminas do complexo B. A Tiamina (vitamina B1) entra na formação de ATP (trifosfato de adenosina), uma molécula que todas as células do corpo usam como fonte energética. Todas as vitaminas do complexo B, incluindo B1, ajudam o organismo a converter os carboidratos ingeridos em combustível (glicose) para o funcionamento corporal. Elas também ajudam no metabolismo de gorduras e proteínas.

As vitaminas do complexo B contribuem para um fígado saudável, e ainda beneficia os olhos, pele e cabelos. Elas também estão envolvidas no bom funcionamento do sistema nervoso e são necessárias para a função cerebral. A tiamina fortalece o sistema imunológico e melhora a capacidade do organismo de resistir a condições estressantes.

Cobre

O Cobre é um metal essencial para o corpo humano e que é responsável pela produção de energia e funções de diversas enzimas do nosso organismo, o cérebro e o fígado são dois dos órgãos os quais o cobre é essencial para que funcionem perfeitamente. Junto com essa função, o cobre também é responsável por manter o equilíbrio de outros metais dentro do nosso corpo como, por exemplo, o zinco e o molibdênio. As defesas do organismo, saúde dos ossos, cartilagem e a pigmentação do cabelo e pele são outras funções que necessitam do cobre.

O corpo não produz cobre e por isso a necessidade de consumi-lo para que seus níveis se mantenham adequados em nosso organismo.

Vitamina A

Considerada uma das mais importantes, a vitamina A é chamada também de Retinol e é famosa por sua composição antioxidante, que fortalece o sistema imunológico e protege a pele.

A vitamina A tem funções muito importantes no corpo das pessoas, dentre elas, a melhora na visão, auxílio no crescimento, contribuição na formação dos dentes, na formação de colágeno, além de ser necessária para a renovação celular.

Por se tratar de uma substância que conta com uma ação antioxidante, a vitamina A é benéfica para o combate à acne, além de inibir a carcinogênese, ou seja, a formação do câncer, combater à anemia, evitar úlceras de pele, melhorar a imunidade e evitar a periodontite.

Vitamina D3

A vitamina D3 atua na regulação das funções cardíacas e da pressão arterial, que ocorre por meio do controle do crescimento das células do tecido muscular liso, do grau de contração do miocárdio e da inibição de uma enzima chamada renina (responsável, entre outras coisas, por aliviar a pressão e o esforço do coração).

Ácido Fólico

Ácido fólico, também conhecido como folato, metilfolato ou vitamina B9, é uma vitamina do complexo B, solúvel em água e presente em diversos itens da dieta diária. O folato ocorre naturalmente nos alimentos e o ácido fólico é a forma sintética do folato. Ele é necessário para numerosas funções do corpo. Entre elas: a síntese e reparação do DNA, divisão e crescimento celular, produção de novas proteínas, formação de hemácias. O folato é importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso.

Para gestantes, o folato é especialmente importante para um bom desenvolvimento fetal e formação do tubo neural. A suplementação deve começar pelo menos um mês antes da gravidez e é essencial nas primeiras oito semanas após a concepção. Isto porque é neste período que ocorre o desenvolvimento do sistema nervoso e tubo neural do feto.

Para que o sistema imunológico esteja fortalecido, uma série de fatores são necessários, entre eles as vitaminas do complexo B, inclusive o folato.

Vitamina B12

A vitamina B12 é hidrossolúvel e ajuda a manter o metabolismo do sistema nervoso e as células vermelhas do sangue saudáveis. Ela também reduz o risco de danos no DNA e pode ser boa para os músculos. Este nutriente ainda previne a anemia perniciosa, também conhecida como anemia megaloblástica.

 

Fonte:

https://www.minhavida.com.br

https://brasilescola.uol.com.br

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.