Virtil - Maca Peruana

Virtil – Maca Peruana

Conheça Virtil, suplemento nutricional a base de Maca Peruana

Com uma gama de nutrientes Virtil auxilia no emagrecimento, previne a diabetes, fortalece a saúde do coração e a imunidade, dá energia, estabiliza o humor, fortalece os ossos, melhora a fertilidade e que, ainda por cima, é afrodisíaco.

Virtil

Virtil é um suplemento nutricional a base de Maca Peruana enriquecido com vitaminas e minerais dos quais destacamos a vitamina C e o Guaraná em pó.

Maca Peruana e Virtil

Origem da Maca Peruana

A Maca Peruana é proveniente do Peru, como o nome indica. Ela é uma planta semelhante ao rabanete, e tem na raiz sua principal fonte de consumo e nutrientes. O fato desse vegetal nascer espontaneamente há mais de 4 mil metros de altitude, resistindo bravamente às mudanças climáticas, mostra bem toda a “força” desse tubérculo.

Propriedades Medicinais

A maca peruana é rica em proteínas, cálcio (tem mais cálcio do que o leite, por exemplo), ferro, ácidos graxos, ômega 3 e 9, carboidratos, fibras, magnésio, fósforo,vitaminas, zinco, entre outros. Seus super poderes nutricionais são muitos: Ela ajuda a prevenir a diabetes, por que diminui a absorção de glicose no sangue. O Ômega 3 presente nela auxilia no combate à doenças cardiovasculares e na regulação dos níveis de colesterol. O ferro, outro componente importante da maca, previne a anemia.

A grande quantidade de cálcio que possui ajuda no fortalecimento dos ossos, combatendo a osteoporose. Além de todas essas propriedades, o tubérculo também atua controlando os níveis hormonais, prevenindo assim uma série de doenças e minimizando o efeito de mudanças, como a menopausa. Rica em carboidrato, a maca age como um tônico que combate o cansaço e a fadiga;

Emagrecedor Natural

A grande quantidade de fibras e carboidratos fazem dessa planta uma queridinha de quem quer emagrecer. Ao contrário do que muita gente pensa, o carboidrato é essencial na dieta, tendo em vista que ele dá a energia que o corpo precisa.

Já no caso das fibras, o mais importante é que elas regulam o intestino e dão aquela sensação de saciedade. Por isso, a maca é um excelente alimento para constar no cardápio de quem quer perder peso.

Maca Peruana e Sexualidade

Não se trata de um novo viagra natural, mas a maca pode ajudar – e muito – quem precisa de uma forcinha no quesito desejo sexual. Já há estudos publicados a respeito. Um deles mostra que homens com idades entre 24 e 44 anos tiveram melhoras em índices de fertilidade. Essa pesquisa foi feita por um pesquisador da Universidad Peruana Cayetano Heredia, no Peru, e publicada no Asian Journal of Andrology. Além disso, a maca parece atuar de modo estimulante para o cérebro, o que explica, em parte, esse aumento da libido.

Como consumir

Essa planta pode ser consumida em cápsulas ou em pó. Crua ela não é recomendada por ser tóxica. A melhor forma de consumo é deixá-la cozinhar e depois bater no liquidificador. O alimento pode ser incluído em sucos, shakes, sopas, entre outros. No caso dos sucos, o interessante é usá-lo com frutas cítricas, pois elas potencializam os seus efeitos nutricionais.

Lista de benefícios

Para não deixar dúvidas sobre o quanto essa plantinha é benéfica para a saúde, vai abaixo uma lista das vantagens dela:

  1. Ajuda no emagrecimento
    Por ser rica em carboidratos, essenciais para o organismo produzir energia, e fibras, que auxiliam na regulação intestinal e promovem saciedade, a maca é excelente na perda de peso. Além disso, tem poucas calorias. Duas colheres (chá) da farinha da maca têm apenas 30 calorias.
  2. Aumenta a libido
    Ao atuar sobre o hipotálamo, que, entre outras inúmeras funções, atua regulando os níveis de estresse e do comportamento sexual, e as glândulas suprarrenais, que ajudam na regulação do metabolismo, promove esse aumento do desejo sexual. Pesquisadores do Peru já comprovaram esse poder estimulante da planta na libido.
  3. Previne a diabetes
    As fibras presentes na maca ajudam a diminuir a velocidade de absorção de glicosepelo corpo e ajudam a evitar a liberação de uma grande quantidade de insulina por vez, hormônio que auxilia no metabolismo dos carboidratos.
  4. Ajuda na saúde do coração
    O Ômega 3 é o grande responsável por proteger o coração de doenças, como hipertensão arterial. Nesse sentido, a maca é excelente fonte deste nutriente. Além disso, a planta ajuda no controle dos níveis de colesterol, diminuindo o colesterol ruim e aumentando o bom.
  5. Combate à anemia
    Por ser rica em ferro, é excelente também no combate à anemia. A planta tem cerca de 166 mg de ferro a cada 100 g.
  6. Fortalece a imunidade
    Ela revitaliza, combate à fadiga, fortalece e dá energia e melhora a resistência muscular. Vale lembrar que o teor de proteína da maca é altíssimo, chega a 13% do seu peso, o que explica, em parte, esse efeito estimulante e redutor de cansaço.
  7. Combate à osteoporose
    Um dado importante: 100 g de leite têm cerca de 100 mg de cálcio. No caso da maca, a cada 100 g há 150 mg deste nutriente. Por isso, ela atua no fortalecimento ósseo, prevenindo doenças como a osteoporose.
  8. Ajuda na menopausa
    A maca atua regularizando os níveis hormonais e auxilia no controle dos sintomas da menopausa, como as ondas de calor. Além disso, não possui efeitos colaterais tão característicos de produtos fabricados para esse fim.
  9. Melhora a fertilidade
    O estudo feito pela Universidad Peruana Cayetano Heredia mostrou que homens tiveram um aumento na quantidade de sêmen, após consumirem a planta.
    Nas mulheres, houve melhora da libido e diminuição dos níveis de estresse. Além disso, há melhora no fluxo sanguíneo corporal, inclusive na zona pélvica.
  10. Produz bem-estar
    Ao melhorar a energia, o vigor e ajudar na estabilização do humor, o tubérculo ajuda também a promover uma sensação de bem-estar. A maca também pode ajudar nocombate à depressão, ansiedade e perda de memória.

Maca Peruana segundo especialistas da saúde

A Maca Peruana tem uma gama de nutrientes importantes como: aminoácidos, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, magnésio, ômegas 3 e 9, fósforo, potássio, zinco, selênio e vitaminas B1, B2, C e E. Ela também é conhecida com Ginseng Peruano, uma das raízes mais fortes em forma de alimento. Ainda existem estudos sendo aplicados para comprovar a real eficácia desta planta, porém alguns já relatam inúmeros benefícios, tais como:

  • Aumenta a fertilidade e libido, tanto no homem quanto na mulher. Alguns estudos relacionam a combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E com a formação dos hormônios sexuais do organismo, melhorando problemas de falta de libido e infertilidade. A Maca Peruana também apresenta fitoquímicos como os alcalóides, que contêm características semelhantes ao estrogênio e às prostaglandinas, fazendo que a raiz atue na regulação das funções sexuais. Ela também atuaria sobre o hipotálamo e as glândulas suprarrenais, proporcionando efeito estimulante;
  • Auxilia no controle dos sintomas causados pela menopausa, principalmente a osteoporose, pela presença do cálcio. Além da combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E auxiliarem na formação dos hormônios sexuais, aliviando as famosas ondas de calor;
  • Promove o aumento de energia e vigor físico. É uma raiz rica em carboidratos complexos, principal nutriente responsável pelo fornecimento de energia, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que participam das reações relacionadas à produção de energia ao organismo;
  • Por ser uma raiz rica em muitos minerais e vitaminas do complexo B, melhora o metabolismo energético, propiciando ganho de massa muscular;
  • Auxilia na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, ajuda no controle da hipertensão arterial e hipercolesterolemia, pela presença dos ômegas 3 e 9;
  • Atua na prevenção da anemia, devido à sua grande concentração de ferro;
  • Apresenta o aminoácido arginina, que atua no aumento da imunidade;.
  • Auxilia as dietas de emagrecimento pela grande quantidade de fibras, aumentando a saciedade e diminuindo o apetite;
  • Com grande quantidade de fibras, ajuda no controle da diabetes, evitando a liberação de grandes quantidades de insulina de uma só vez.

A Maca Peruana pode ser encontrada sob a forma de pó ou cápsulas. O pó pode ser usado em saladas, sucos e sopas. Recomenda-se o consumo de 500mg a 1200mg ao dia. Vale ressaltar que, para o emagrecimento, apenas o consumo da Maca sem qualquer alteração nos hábitos alimentares não irá proporcionar mudanças significativas.

Sobre a Vitamina C (ácido ascórbico)

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel que é essencial para o funcionamento normal do corpo. Diferente da grande maioria dos mamíferos, os seres humanos não têm a habilidade de produzir sua própria vitamina C, por isso, é preciso obtê-la da dieta.

Encontrado em frutas cítricas e folhas cruas de vegetais, tais como couve-flor, brócolis, alface, couve, repolho roxo, espinafre, páprica, tomate, ervilha, morango, framboesa, acerola, laranja, entre outros a vitamina C é essencial para o funcionamento adequado das células formadoras de vários tecidos do corpo humano, sendo fundamental também para a formação e manutenção do colágeno, que é a base do tecido conjuntivo (tecido que mantém unidas as estruturas do corpo), o qual dá suporte, elasticidade e forma ao corpo.

O colágeno encontra-se na pele, ligamentos, cartilagens, articulações, ossos e dentes5, sendo importante também na cicatrização de queimaduras e ferimentos.

A vitamina C também ajuda o organismo a absorver ferro e auxilia no depósito de cálcio e fosfato nos ossos. Como um potente antioxidante, a vitamina C impede a formação de radicais livres e estimula o sistema imune. Inibe a liberação de histamina, reduzindo os sintomas do resfriado. Ela ajuda a prevenir os efeitos prejudiciais da poluição e protege contra infecções3.

Em situações de estresse, as concentrações de vitamina C e as células de defesa do sangue rapidamente diminuem. Desta forma, a suplementação de vitamina C pode melhorar os componentes do sistema imunológico, tornando a resposta imune mais efetiva. Esta vitamina também é fundamental no processo de desintoxicação do fígado e na proteção da função pulmonar.

O Escorbuto é a mais importante doença resultante da deficiência de vitamina C3. Esta doença caracteriza-se por manifestações hemorrágicas como sangramento de gengivas, edema nas articulações, fadiga, fraqueza, tonturas, anorexia, alterações cutâneas, infecções e morte.8 A vitamina C ajuda a reduzir a gordura e evitar seu depósito nos tecidos. Ela atua na síntese de carnitina, que está envolvida na oxidação da gordura.

Sobre o Guaraná em pó

O pó de guaraná proporciona uma série de benefícios, como: melhorar o desempenho nos exercícios e a concentração, aliviar dores de cabeça e ajudar a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

O pó de guaraná é rico em cafeína, chegando a até 8% de sua composição em sua massa seca. Para se ter uma ideia, o café possui até 2,5%, a erva-mate cerca 1% e o cacau aproximadamente 0,7%.
Por esta razão, o pó de guaraná é frequentemente utilizado na composição de medicações fitoterápicas e suplementos termogênicos. A quantidade de cafeína no pó de guaraná, contudo, varia de acordo com a região de plantio e método de cultivo.

A cafeína consiste na Metilxantina presente no guaraná de maior ação como estimulante do sistema nervoso central (SNC), promovendo um maior estado de alerta ao indivíduo, resistência ao cansaço e melhora da percepção das atividades intelectuais.

Outro grande emprego dessa substância deriva também de sua capacidade em promover a performance e resistência física de atletas quando submetidos a situação de exercício físico extenuante.

O pó de guaraná também conta com a teobromina. A substância possui efeito bronco-protetor pela capacidade em dilatar os vasos sanguíneos e promover o relaxamento dos brônquios, fator que pode ser útil em tratamentos de doenças respiratórias como a asma.Além disso, a teobromina exerce efeitos no sistema nervoso central, porém em menor grau quando comparado à cafeína.

O guaraná possui fibras alimentares, incluindo a pectina, um tipo de fibra solúvel, além de celulose e hemicelulose, que consistem em fibras insolúveis constituintes da parede de células vegetais. Essas fibras podem ajudar na função e saúde do trato gastrointestinal. Contudo, as quantidades que efetivamente são consumidas por porção do pó de guaraná são pequenas em relação à recomendação diária de ingestão de fibras alimentares. Por isso, é importante ingerir outras fontes de fibras, como as hortaliças e os cereais integrais.

2 comments

[…] você pode ter mais disposição e vitalidade para o seu treino com o suplemento nutricional Virtil, que contém maca peruana, guaraná enriquecido com vitaminas e […]

Vou começar tomar vou ver o resultado depois dou a resposta.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.